domingo, 29 de março de 2009

BaselWorld

Pois é, fomos nos meter a besta numa das maiores feiras de Jóias/Relógios do mundo. Realmente gigante! Não tivemos tempo/paciência/dinheiro para passear em tudo...





Vimos coisas bacanas...
Outras, meio esquisitas...







tudo com um toque "excêntrico"






e peças - no mínimo - "curiosas"!

E os tupiniquins tavam lá, marcando presença com um estande bacana e cheio

Pena que não dava pra comprar nada... não sei mais o que fazer com alguns milhares de Euros que estão sobrando... :)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Dublin


Chegando num fim de tarde da sexta-feira 13 de Março, fomos recepcionados por este pôr-do-sol antes de pousar...




Visão noturna da Christ Church.
Ao chegar no nosso apê alugado, abrimos a máquina de lavar (de curioso) e eis que uma água que tinha cheiro de esgoto escorre lá de dentro... Aí foi aquele furdúncio pra trocar de lugar, mas acabamos num hotel bacana bem no centro. Sorte de 6a feira 13.



Logicamente, estando na Irlanda, temos que fazer como os Irlandeses:
nada melhor do que beber A ORIGINAL Guinness. Aliás, descobri que o livro dos recordes foi feito pela PRÓPRIA CERVEJARIA. Se duvida, pesquise na Internet.



A cidade é muito linda, de dia e de noite... Diz a lenda que antigamente se cobravam impostos por janela, então várias construções literalmente TAPARAM as janelas, para pagar menos, e assim ficaram até hoje...



Esse é um carro anfíbio da 2a Guerra, que faz um tour pela cidade e entra no canal na frente da casa do Bono...
O video tá no link abaixo:

Que está sendo apontada pelo nosso motorista/marinheiro. Tá vendo ele lá na janela?!?
Os prédios à direita são os estúdios onde o U2, gravou vários discos... E NÃO, o prédio da esquerda não tá caindo... Ele é assim mesmo. "Coisa de arquiteto" :)






O famoso Barnardo...


Um ataque de amor no Trinity College. Aqui fica o Livro de Kells, escrito por volta de 800d.c. Tem gravuras impressionantemente vivas (apesar da idade). Ele foi escondido no colégio durante períodos de guerras e conflitos no país. Aqui também está a harpa celta mais antiga, datada do século 14. Infelizmente, não se pode tirar fotos, mas vale a pena olhar no
http://en.wikipedia.org/wiki/Trinity_College,_Dublin
O "pátio do colégio"
O famoso, porém pequeno Castelo de Dublin.


A estátua da Justiça que está de costas pra cidade que defende, e sem venda nos olhos, tinha um problema na balança que está segurando: até 1980 - quando foi consertada - sempre que chovia, ela pendia pra um dos lados.

A comida mais tradicional: Fish&Chips, ou seja, peixe frito com batata frita. UMA BOMBA de colesterol. Olha a fila no tal do Leo...
Os motivos de Saint Patrick ficam espalhados por toda a cidade.
Os vitrais impressionantes da Christ Chirch.
alguns com imagens "polêmicas"...

Mas a igreja inteira contém obras de arte muito bonitas
algumas guardadas na cripta...
E outras curiosidades, como esse gato e esse rato, que foram encontrados dentro do tubo do órgão, quando aberto pra limpeza. É interessante ver como os corpos foram MUMIFICADOS dentro do órgão.
Em frente ao nosso hotel, uma igreja bem diferente.

Esse é o Dawson, o menor pub do mundo, onde só cabem 34 pessoas.
E a famosa Temple Bar, região boêmia onde ficam vários pubs, restaurantes, lojas, irlandeses bêbados...
E a Catedral de Saint Patrick, onde o próprio começou a vida católica na Irlanda batizando os primeiros católicos do país.
Um interior lindo com um piso todo trabalhado...


Da igreja, pro santuário. Agora estamos visitando a Fábrica da Guinness!! Logo na entrada vê-se este contrato onde, em 1759, o fundador da cerveja alugou o local por 9.000 anos!!! O cara acreditava que ia dar certo...
E começamos o tour pelos passos da preparação da cerveja mais famosa da Irlanda.
Em cada passo, temos um guia virtual, o mestre cervejeiro, que explica o quê e como são elaborados os processos.


Os barris eram feitos por ELES MESMOS para garantir a qualidade.


Em cima da fábrica tem o famoso bar Gravity, de onde se pode ter uma vista legal da cidade e OBVIAMENTE tomar uma Guinness saída direto da fonte.
chapéuzinhos de Leprechau
A "Casa Branca" da Irlanda, onde mora a Presidente do país, que por sinal, nos acompanhou num show do Carlos Nuñez, considerado o Jimi Hendrix das Gaitas. Caso tenham curiosidade, vale a pena ouvi-lo:











Como disse, o negócio na Irlanda é beber, então fomos pra fábrica do mais famoso whisky irlandês: JAMESON



onde pudemos apreciar (de longe) uma garrafa que estava em promoção, pela bagatela de 5.000Euros.
O Mais antigo Pub da Irlanda...
...aberto desde 1198.
"The Spire" Monumento da Luz... (?!?)

segunda-feira, 9 de março de 2009

FC Basel X FC AArau

07 de Março; 4 Brasileiros; 2 Graus; ZERO coisas pra fazer. Vamos assistir ao Clássico do futebol Suíço, como não poderia deixar de ser, às 17:45
estádio lindo, com TVs LCD a cada 10 metros nos corredores para garantir que todos acompanhem o jogo, mesmo quando vão ao banheiro. Sorte minha, pois nas 2 vezes que fui ao toalete, sairam 2 gols!!
tomamos bronca, por tirar foto embaixo, sendo que nosso lugar era lá em cima. Pelo menos foi isso que eu entendi do cara que parecia o Raul Seixas alemão.
A fervorosa torcida do Basel. Não pararam de cantar 1 minuto. Nem de chacoalhar a bandeira. O time correspondeu. Tomou o primeiro gol no 1ºtempo, mas no segundo virou pra 3x1!!! Demos sorte, porque o jogo tava difícil. DIFÍCIL DE ASSISTIR! Parecia uma pelada de praia.







domingo, 8 de março de 2009

Fasnacht - O Carnaval mais animado do ano (?!?)

O Fasnacht (cuja tradução é literalmente Carnaval) ocorre uma semana depois do Carnaval católico já que quem manda são os protestantes, que protestavam por "só" terem 1 semana por ano de Carnaval. :)
Como é de se imaginar, o Fasnacht é bem diferente do Brasil. Acho que deve ser a única chance do povo extravasar, então você vê as maiores "barbaridades" (dentro do padrão suíço, claro).
Algumas coisas que notamos que mudam: As ruas estão lotadas - normalmente algumas centenas de milhares de pessoas. Dizem por aqui que é o 3º maior Carnaval do mundo, atrás apenas do Brasil e de Veneza. Estatísticas a parte, a "balada" começa as 4 da manhã da 2ª feira (Morgestraich), quando apagam-se as luzes da cidade e as clicas (leia-se bloquinhos de carnaval), mais de 500 espalhadas pela cidade, começam a tocar a MESMA MÚSICA, com flautas e tambores. O momento realmente é bem legal. Mas ouvir aquela música por 3 dias consecutivos dia e noite é um pouco de abuso.
É interessante ver as ruas lotadas, cheias de fantasias, personagens tocando o dia inteiro a mesma música, pessoas fantasiadas jogando confeti nos outros, tudo bem amador pros padrões brasileiros. hehehe


Começamos a noite num restaurante mexicano na Barfusserlplatz, petiscando umas coisinhas, uma sobremesa RAZOÁVEL (como pode-se ver na foto) pra aguentar a noitada que nos aguardava

E claro, um brinde com uma tequilinha pra "esquentar", afinal lá fora tava um frio da bixiga

Pela quantidade de cabecinhas dá pra se ter uma idéia de como estava cheio


E como era de se esperar, as 4 em ponto começa a "festa", com chuva e frio. Antes que alguém marque as passagens pra vir assistir ao Fasnacht, saiba que se voce não for de uma clica, só pode assistir. Não pode tocar, jogar confeti, nem participar dos bloquinhos.
Clique aqui no vídeo abaixo para ver e ouvir o Fasnacht, às 4:00 da manhã do dia 02/Mar/2009




As clicas vêm com lanternas gigantes com dizeres e imagens fazendo sátiras a personalidades, eventos, política, polêmicas que marcaram/marcam os últimos tempos.
Coisas sérias e engraçadas. Vale tudo no carnaval, né?!?








Mas seguramente é o Carnaval mais organizado e disciplinado do mundo!

Também vale dizer que eles não são muito afinados na flautinha nem muito cadenciados no tambor.


De cima tem-se uma visão bacana também.






Como manda a tradição, após o desfile, fomos comer os pratos típicos do Fasnacht: Zwiebelkuchen and Käsewähe, ou seja uma sopa de farinha e um quiche de queijo. Interessante mas nada do outro mundo, como vocês podem na cara da Thais, na foto ao lado.
A MarktPlatz parecia Salvador (exageraaaado!!!)
Betina e Tahis após um ataque de confentis da infantaria infantil de Fasnachtlers.

Figuras caricatas,
Figuras meio "sinistras"
Figuras pitorescas (palhaços com roupa de exército?!?)





e até os 3 reis magos entram no espírito





AFINAL, NÃO ME LEVE A MAL, HOJE É CARNAVAL!!!


a BarfusserPlatz irreconhecível! Parecia showmício com assembléia da CUT! (ok, um pouco mais civilizado).
a MarketPlatz tambem virou palco de concertos de dezenas de bandinhas/clicas
Mas o chão coberto de confetti era atração à parte. O mais incrível é que na 5ª feira pós carnaval, praticamente nao se via mais sujeira nas ruas.